terça-feira, 27 de julho de 2010

O seu conhecimento ou o meu conhecimento?

Estava eu lendo um livro que colocava sobre a valorização de um conhecimento em detrimento de outros como sendo algo comum durante toda a nosso percurso educacional e me deparei com uma anedota interessante e que ilustra muito bem essa questão.

... Conta-se que,ao atravessar um rio numa canoa, um filosofo perguntou ao canoeiro se este algum dia havia estudado filosofia. O canoeiro respondeu que nunca havia aprendido tal assunto. O filosófo, então, concluiu com certo desprezo sobre a sua ignorância filosófica:"O inundar e em pouco tempo estava prestes a afundar. Foi quando o canoeiro perguntou ao filósofo se este havia aprendido a nadar. O filósofo respondeu que não. Então o canoeiro respondeu: "Se eu perdi metade da minha vida por não saber filosofia, o senhor vai perder a vida inteira por não saber nadar".

Fica claro nessa histórinha a valorização do conhecimento do diferentes contextos. Como por exemplo a cultura da elite e a cultura popular. Acontece que em nossa sociedade a cultura da elite é considerada ainda a cultura superior e os individuos que apenas dominam a cultura popular precisam asceder a cultura superior senão não consegue usufluir dos benefios presentes na sociedade capitalista: bons empregos, status, bons salários e por ai vai

Como resultado, desigualdades sociais se transformando em desigualdade escolares e a negação do conhecimento que parte do fora para dentro da escola.

Talvez tudo mude quando "filósofos" aprenderem a "nadar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário