quinta-feira, 11 de março de 2010

Buzios-- Ecos da Liberdade

Qual a criança ou o adolescente que não curte um bom jogo virtual? Claro que todos esses jogos educam, alguns de forma positiva e outros nem tanto.
Mas imagine um jogo que traga o conteúdo de História de forma bem interessante, e foge daqueles joguinhos educativos tradicionais e chatos?
Um evento que aconteceu no dia 6 de Maio na Universidade Federal da Bahia e que abriu o VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas. trouxe através de Alexandre Santos que é formado em Desenho Industrial pela UNEB um game interessantissimo, que irá fazer com que muitos alunos se apaixonem por história.
"Buzios: Ecos da Liberdade que tem perfil adventure, trata da Revolta dos Alfaiates. Nosso objetivo é que esse tipo de ferramenta seja utilizado com uma maior frequência pelos professores no processo ensino-aprendizagem”, explicou Alexandre

A partir do dia 10 de maio o jogo estará disponível para download através da página www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios. Ainda este mês, membros do grupo Comunidades Virtuais vão levar o jogo a algumas escolas públicas de Salvador

Vale a pena conferir ;)

"Revolta dos Alfaiates: ontem, hoje e amanhã


O jogo visa criar um espaço de aprendizagem para o ensino da História, enfatizando a Revolta dos Alfaiates, importante movimento baiano de cunho popular. Este fato histórico é considerado o levante do fim do período colonial mais incisivo na defesa dos ideais de liberdade e igualdade dos cidadãos propagados pela Revolução Francesa, daí os inconfidentes pretenderem proclamar a República. O mais importante é que diferentes camadas da sociedade participaram do movimento, principalmente representantes de classes mais pobres e afrodescentes.


Portanto, o jogo será mais um olhar que oportunizará aos alunos a construção de conceitos, o conhecimento de cenários, ambientes, objetos e vultos históricos da época em questão, resgatando um momento da História baiana rico de fatos políticos e de lutas do povo por melhores condições de vida e trabalho.


Assim, o jogo criará situações que favoreçam a reflexão, problematização e o confronto com a realidade em que vivemos articulando com o presente e compreendendo a importância da Lei 10.639/03 para a formação social e crítica do nosso povo. É importante ressaltar que Salvador foi a primeira capital do Brasil a adotar oficialmente o ensino da cultura negra, todavia continua ostentando uma realidade onde falta respeito e valorização à etnia que corresponde à maioria de sua população pobre.


No jogo Búzios está sendo mantida a veracidade dos fatos. Bem como, aspectos relacionados a arquitetura, as paisagens, aos locais e os personagens reais deste momento histórico serão retratados com fidelidade, mesclados com elementos ficcionais para evidenciar o clima de tensão e agitação que fervilhava nas ruas de Salvador, e de outros estados que sediaram movimentos de revolta. Os alunos e professores se defrontarão com aspectos econômicos e sociais, como os anseios da classe subordinada do Brasil colonial, tendo que tomar decisões e criar estratégias para solucionar os problemas enfrentados na época, ao mesmo tempo em que poderão transpor a realidade do jogo analisando a sociedade em que vivemos.


Esperamos assim, contribuir para um efetivo envolvimento entre professores e alunos na construção de conceitos mediados pelo jogo eletrônico, de uma forma dinâmica, interativa, e problematizadora, na medida em que terão oportunidade de vivenciar, através da simulação, as ações que contribuíram para independência da Bahia, conhecendo a História e os motivos de insatisfação social que assolava o país naquele período, tendo a oportunidade de refletir sobre as condições sociais e econômicas que a população vivia, bem como terão que administrar as províncias abastecendo-as com alimentos e outros produtos, construindo novas edificações e defendendo-as dos invasores.


O jogo Búzios: ecos de liberdade dará oportunidade aos alunos e professores de vivenciar, refletir e trabalhar conteúdos históricos e fatos políticos, contribuindo para a investigação que o grupo Comunidades Virtuais vem fazendo a acerca da aprendizagem e dos games. "
(Retirado do site do jogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário